sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sri Vyasa Puja Aparecimento Transcendental de Srila Bhaktivinoda Thakura

JAYA SRILA BHAKTIVINODA THAKURA! ! !




namo bhaktivinodaya sac-cid-ananda-namine

gaura-sakti-svarupaya rupanuga varaya te


Ofereço pranama a Saccidananda Sri Bhaktivinoda Thakura que é o primeiro dos rupanugas e que é a personificação (prakasa) da sakti de Sri Gauranga Mahaprabhu, Gadadhara Pandita.


Esta semana, no dia 15 de Setembro, comemoramos o aparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura que nos ensina, através de sua vida e obra, o siddhanta mais profundo e revela as doçuras nectáreas do caminho devocional. Srila Bhaktivinoda Thakura difundiu as instruções transcendentais de Sri Caitanya Mahaprabhu em muitas línguas diferentes, tendo escrito, traduzido e/ou comentado aproximadamente uma centena de livros em Sânscrito, Bengali, Hindi, Oriya, Urdu e Inglês. Dentre eles podemos citar alguns como Jaiva-dharma, Sri Bhajana-rahasya, Sri Harinama-cintamani, Brahma-samhita, Sri Krsna-samhita, Kalyana-kalpataru.


Srila Bhaktivinoda Thakura nasceu em 1838 no distrito de Nadiya da Bengala Ocidental e abandonou o corpo em 1914 na cidade de Calcutta. Ele demonstrou de maneira exemplar como seguir os 4 asramas (estágios da vida espiritual): brahmacarya (vida de estudante celibatário), grhastha (vida religiosa em família), vanaprastha (retirar-se dos deveres mundanos) e sannyasa (renúncia). Ele também estabeleceu muitos lugares importantes da Gaura-lila, como o local de aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Em suas muitas canções, Srila Bhaktivinoda Thakura infundiu os sentimentos mais profundos, como na canção transcrita acima.

Srila Gurudeva em uma palestra no dia do aparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura no ano de 2002 em Viena, Áustria afirmou:

“Ele encapsulou todas as verdades dos Vedas, Bhagavatam, Upanisads, etc em duas linhas:

krsnera samsara koro chadi anacar
jive doya krsna-nama­­sarva-dharma-sara

Prossiga com seus deveres mundanos, mas em relação a Krsna, e abandone o comportamento pecaminoso. Demonstre compaixão por todas as almas caídas através do canto em voz alta do santo nome de Krsna. Esta é a essência de todas as formas de religião.(verso da canção Nadiya-godrume).

Qual o significado deste verso? Este verso é destinado tanto aos tyagis (renunciantes) como aos grhasthas (homens de família). O que quer que faça, faça-o para satisfazer a Krsna. Krsna Se manifesta como diksa-guru, siksa-guru, Vaisnava e todos os associados de Krsna e Caitanya Mahaprabhu. Não devemos negligenciar aos outros enquanto servimos a Krsna. Se você honra Krsna, mas não Baladeva, diksa-guru e siksa-guru, sua bhakti diminuirá. Então a palavra Krsna neste verso tem muitos significados profundos. Ela significa Krsna e todos os Seus associados e tadiya-vastu (aquelas pessoas que têm relação com Ele) como Tulasi-devi, hari-nama, maha-prasada, etc.


Todos estes são Krsna, entretanto alguns são visaya Krsna (Krsna como objeto de amor) e outros são asraya Krsna (o servo de Krsna que é a morada deste amor). Oferecemos mais honra a asraya Krsna do que a visaya Krsna. Se servirmos Mãe Yasoda e as Gopis mais do que servimos Krsna, Ele ficará satisfeito.


Você deve adorar o Seu guru, mas ele deve ser um guru genuíno e não um garu (um animal). Um guru deve seguir todas as regras e restrições dos Vaisnavas. Ele deve cantar o santo nome e ter amor e afeição pelos seus discípulos. Srila Bhaktivinoda Thakura declara que para satisfazer Krsna, a pessoa deve se comportar como um Vaisnava. Todo o avanço em bhakti depende de satisfazer Krsna e Seus associados. Isto significa servir ao Guru, Vaisnavas, o dhama, o santo nome e tudo o que está relacionado com Krsna.


‘Krsnera samsara koro chadi anacar’. Isto significa que a pessoa terá que renunciar a anacara, aquilo que é desfavorável aos Vaisnavas, e deverá seguir Vaisnava acara (conduta apropriada). Sri Sanatana Gosvami delineou de forma elaborada os princípios da conduta apropriada no Hari-bhakti-vilasa.


(...) ‘Jive doya’ significa ter misericórdia por todos os seres vivos. Srila Bhaktivinoda ordenou-nos: ‘Diga-lhes que são almas espirituais, eles não são este corpo físico. São partes integrantes do Senhor Supremo mas esqueceram-se disso. Agora devem se ocupar no processo de bhakti-yoga e serem felizes. Despertar o interesse das pessoas e relação a Krsna é mais valioso do que estabelecer milhares de escolas, hospitais, jardins públicos ou fazer trabalhos de caridade. Devemos tentar ajudar os outros.


Srila Rupa Gosvai escreveu no Sri upadesamrta:

tan-nama-rupa-caritadi-sukirtananu-
smrtyoh kramena rasana-manasi niyojya
tisthan vraje tad-anuragi jananugami
kalam nayed akhilam ity upadesa-saram

A essência de todos os conselhos é que se deve utilizar todo o tempo, 24 horas por dia, em belamente cantar e se lembrar do nome, forma transcendental, qualidades e passatempos eternos do Senhor, desta maneira ocupando gradualmente a língua e a mente. Assim deve-se residir em Vraja (Goloka Vrndavana dhama) e servir Krsna sob a guia dos devotos. Deve-se seguir os passos dos devotos amados do Senhor, que estão profundamente apegados ao Seu serviço devocional (Sri Upadesamrta, verso 8)

Esta é a essência da vida e dos ensinamentos de Srila Bhaktivinoda Thakura.”

Jaya Saccidananda Srila Bhaktivinoda Thakura ki jaya!!!


Leia esta palestra completa de Srila Gurudeva em Inglês no link:

http://www.purebhakti.com/lectures/lecture20020919.shtml


fonte
http://radhesyama.multiply.com/journal/item/23/Jaya_Srila_Bhaktivinoda_Thakura_


Nenhum comentário:

Postar um comentário